13 de janeiro de 2016

Rui Costa entregou 381 casas, trator, praça e títulos de terra em Bonfim

Fotos: Manu Dias/GovBa
O governador Rui Costa esteve nesta quarta-feira (13) em Senhor do Bonfim, onde fez a entrega da casa própria para mais 381 famílias do município. O Residencial Cidade Nova III foi construído por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, considerado pelo gestor como um dos mais importantes do governo federal. Com este novo empreendimento, o programa já entregou 1.572 moradias na cidade.

No evento, estavam presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo; os secretários estaduais Carlos Martins (Desenvolvimento Urbano) e Jerônimo Rodrigues (Desenvolvimento Rural); deputados estaduais; o ex-secretário e ex-deputado Carlos Brasileiro; prefeitos e vereadores da região; lideranças sociais e a população em geral.
"Realizamos aqui o que é, talvez, o sonho de toda família. E, para valorizar isso, só quem já passou por alguma dificuldade, por morar de aluguel ou sem a infraestrutura adequada. Esse é um programa social, e não habitacional, porque milhares de trabalhadores conseguiram emprego na construção dessas casas, além da mudança de vida de quem passa a morar aqui", disse o governador. 

Em Bonfim, o governador ainda entregou um trator e insumos para a Associação de Moradores e Plantadores da Fazenda Barroca de Cima e Adjacências, que beneficiarão 130 pessoas, além de 40 barracas para comercialização de produtos da agricultura familiar. Ainda foram entregues 62 títulos de posse de terra para agricultores de Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Andorinha e Jaguarari, e autorizada a celebração de um convênio, com a Associação de Lavradores do Povoado de Lagoa do Peixe, para implantação de uma cozinha comunitária, que receberá investimentos da ordem de R$ 328 mil reais e beneficiará 20 famílias da região. 



Água - Durante o evento, Rui também autorizou o início das obras do sistema simplificado de abastecimento de água que atenderá às localidades de Mamão, em Senhor do Bonfim; Fazenda Ipoeira dos Negros, no município de Andorinha; e Poço Comprido, Flamengo, Lagedo do Flamengo, Barrinha e Alagadiço do Flamengo, em Jaguarari. Com investimentos de R$ 480 mil, o sistema beneficiará mais de 3,6 mil moradores da zona rural.


Em sua passagem pelo município, Rui ainda inaugurou uma Praça da Ciência, nas Populares. Na oportunidade, o ex-deputado e ex-prefeito Carlos Brasileiro voltou a pedir ao governador a construção do novo hospital regional do Piemonte, um clamor da população de Bonfim e de toda a região.

Colégio Estadual - O governador ainda conheceu as instalações do Colégio Estadual de Senhor do Bonfim, onde estudam atualmente mais de mil alunos do Ensino Médio nos turnos matutino e vespertino. À noite, funciona na instituição o Centro Noturno de Educação da Bahia (Ceneb), com Ensino Médio que utiliza metodologia diferenciada e inclui núcleos de Trabalho, Ciência e Tecnologia, Arte e Cultura e Pedagogia.

Hospital - Em seu discurso, o governador garantiu, ainda no seu governo, a construção do novo Hospital Regional do Piemonte ao ex-deputado e ex-secretário Carlos Brasileiro, que vem lutando para a implantação da unidade. Ele também confirmou outra luta de Brasileiro, que é a obra de saneamento de toda a sede de Bonfim, cuja licitação acontecerá este mês. Citou ainda grandes projetos na área de segurança hídrica, como o sistema de Ponto Novo, e o canal do São Francisco, que vem atuando para que seja concretizado.