10 de dezembro de 2015

Cerveja de umbu ganha destaque

O público está tendo a oportunidade de conhecer e degustar a cerveja de umbu. A fruta nativa da caatinga de sabor agridoce e rica em vitamina C se juntou ao malte, ao lúpulo e a levedura e resultou na fabricação de uma inédita cerveja artesanal, batizada de Saison Umbu. A produção da bebida é resultado da associação da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) e uma empresa mineira especializada em cervejas com frutas e especiarias brasileiras cultivadas em comunidades nativas. 

A cerveja tem em sua composição 10% da fruta e 6,2% de álcool. A acidez, doçura e perfume do umbu equilibram-se com os aromas e sabores frutados, cítricos e condimentados da refrescante Saison, estilo de cerveja originado na Bélgica que, tradicionalmente, inclui na produção ingredientes como sementes, especiarias e frutas. Ela é produzida em lotes de 1,5 mil litros, na Cervejaria Krug Bier, em Nova Lima, Minas Gerais, sob o acompanhamento dos cervejeiros da empresa Experimento Beer em todo o processo, desde a brassagem (o cozimento do malte para converter em açúcares o amido dos grãos), passando pela fermentação e maturação, até o envase.

A cooperativa tem 141 associados de 16 comunidades do semiárido baiano e envolve mais de 300 pessoas na produção de iguarias com qualidade e alto valor agregado. O umbu é o carro-chefe da produção, que sob a forma de compotas, geleias e doces é fornecido para alimentação escolar e a uma variedade de revendedores, desde a Rede Pão de Açúcar a empórios fair trade (comércio justo) na Europa. A maioria dos umbuzeiros da região tem mais de um século de existência e seguem produzindo.