11 de agosto de 2015

Veja 10 sinais de que seu filho pode estar usando algum tipo de droga

A curiosidade por substâncias químicas é mais corriqueira na adolescência, por isso é importante que os pais estejam próximos dos filhos, acompanhando com quem eles se relacionam e quais são os seus interesses. Prestar atenção no comportamento e no temperamento dos filhos ajuda a identificar os sinais de que eles podem estar usando drogas. Vale a pena ressaltar que mudanças de atitudes isoladas podem ser decorrentes de diversos motivos, como problemas na escola ou o fim de um relacionamento, por exemplo. Mas é fundamental que os pais estejam atentos a qualquer alteração brusca na vida do filho. Se necessário, é válido procurar ajuda profissional para entender o que pode estar acontecendo com o adolescente.

Especialistas apontam 10 sinais que podem indicar o consumo de drogas:

01 - Dificuldade em administrar o dinheiro da mesada, por exemplo, pode ser um sinal de problema.

02 - Os pais devem ficar atentos em comportamentos como mentiras corriqueiras e se o filho passa a simular situações ou tenta manipular os próprios pais.

03 - Mudanças no apetite, como sentir mais ou menos fome sem explicação, também é um sinal que os pais devem observar.

04 - Os filhos podem começar a ter dificuldade em cumprir tarefas no tempo estipulado por se dispersarem e não conseguirem manter a atenção.

05 - Outro sinal importante é observar se comportamento do filho está mais agressivo e sem motivos.

06 - Iniciar atividades e não finalizá-las por perda repentina de interesse pode ser outro indicativo de mudança no comportamento do filho.

07 - Mudanças no sono como trocar o dia pela noite ou dormir o dia inteiro.

08 - Ele também pode ficar mais sonolento e preguiçoso que o normal.

09 - Mudar completamente o grupo de amigos e se isolar da família.

10 -  Apresentar desinteresse pelas atividades que realizava anteriormente com facilidade é outro sinal de alerta.

Para a psicóloga Ana Cristina Fraia, são justamente as mudanças muito radicais na conduta do adolescente que podem indicar o uso de entorpecentes. Mas, o hábito de mentir e pedir dinheiro são dois dos sinais mais preocupantes, alerta a especialista. (Com informações da Tribuna da Bahia)