18 de maio de 2015

Univasf abrirá 80 vagas para novos cursos em Bonfim e anuncia expansão

As primeiras turmas dos novos cursos de graduação de Licenciatura em Geografia e Bacharelado em Ecologia, ofertados pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) no Campus Senhor do Bonfim (BA), ingressarão no segundo semestre letivo deste ano. São 80 vagas, 40 de cada curso, que serão disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015.2. O ato que autoriza a criação dos novos cursos já foi publicado no Diário Oficial da União pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), do Ministério da Educação (MEC). Em 2016, mais um curso de graduação será oferecido na Univasf em Bonfim: Geologia.

O pró-reitor de Ensino da Univasf, Leonardo Sampaio, destaca que a criação dos cursos é uma conquista para a Universidade e para a região de Senhor do Bonfim, cujo campus oferta o curso de Ciências da Natureza, criado em 2009. Com Geografia e Ecologia, o campus dá mais um passo para se tornar um Centro de Ciências Ambientais, uma proposta fomentada pela própria comunidade acadêmica local e que está em sintonia com a vocação da região. 


"Esta é mais uma vitória, fruto da nossa luta e do povo de Bonfim. Em abril do ano passado, estive em Brasília, onde me reuni com o então secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Speller, e a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, Adriana Rigon Weska. Também estava presente o vice-reitor da Univasf, Télio Nobre Leite. Neste encontro, ficou determinado os novos cursos de Geologia, Ecologia e licenciatura em Geografia. Hoje, eles se concretizam, e destaco ainda a participação e o empenho do secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes, e do deputado federal Valmir Assunção", afirmou o ex-deputado Carlos Brasileiro.

O curso de Licenciatura em Geografia será noturno e o de Bacharelado em Ecologia, diurno e realizado em tempo integral. Os dois terão entrada única. Para concorrer às primeiras vagas dos novos cursos é necessário que o candidato tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014.



Expansão - O reitor apresentou o projeto de expansão física do campus, que será executado no terreno doado pela Prefeitura Municipal por meio das Leis de N° 12.832/2012 e N° 1.319/2013 e que contemplará, entre outros, bloco de salas de aula, laboratórios, auditório e espaço de convivência. O projeto está sendo idealizado para proporcionar uma maior integração entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa. As obras estão previstas para iniciar em 2016, após sua aprovação pelo MEC.