18 de maio de 2015

Encontro discutiu a situação da saúde em Senhor do Bonfim

Fotos: Ascom/PMSB
Um encontro, realizado na Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, na noite da última sexta-feira, discutiu a situação da saúde no Piemonte Norte do Itapicuru. Iniciativa do deputado estadual Bobô (PCdoB), o ato contou com as presenças do secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes; do superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde, José Saturnino Rodrigues; do deputado estadual Adolfo Menezes; do ex-deputado e ex-prefeito Carlos Brasileiro, prefeitos, vereadores e outras lideranças. Entre os assuntos discutidos estiveram a construção de um novo hospital regional e da Policlínica do programa Mais Especialidades.


"A população não pode deixar de sonhar em ter uma saúde melhor. Vamos lutar para realizar esse sonho importante”, afirmou Bobô. De acordo com o parlamentar, há um sentimento grande de confiança grande com o governador Rui e sua equipe. “Enquanto não sai o hospital novo, o mínimo que se pode fazer é funcionar bem atual equipamento e implantar uma policlínica”, defendeu.
Superintendente José Rodrigues

José Rodrigues, superintendente de Gestão e Regulação da Secretaria estadual de Saúde, disse que mesmo com as dificuldades orçamentárias, o governador Rui Costa pediu atenção à saúde. Ele destacou que a implantação da Policlínica já será um avanço. Ele também visitou o hospital D. Antônio Monteiro, para analisar a situação e definir algumas medidas emergenciais. 

O secretário Josias Gomes destacou que o encontro deixará bem delineado o que se pretende fazer. “Vamos fazer um debate consequente diante de um ano difícil economicamente, onde o Estado arrecada menos, mas tem algumas ideias criativas para melhorar a saúde na Bahia. A policlínica ajuda a reduzir o número de internamentos, mas temos clareza da importância de resolver a situação do hospital”, declarou.

O ex-deputado Carlos Brasileiro, que vem lutando há alguns anos pela implantação de um novo hospital em Bonfim, citou a necessidade de fazer melhorias no atual hospital regional até que o novo seja viabilizado e entre em funcionamento. Ele ainda ressaltou a importância da construção da Policlínica, que precisa ser atrelada ao novo equipamento e lembrou que a nova casa de saúde facilitaria a instalação do curso de medicina, tão almejado pela população regional. Brasileiro falou que houve várias tentativas para se obter uma solução para o atual Hospital Regional, inclusive com a possibilidade de entrega da gestão a uma entidade especializada. Mas são muitos os problemas enfrentados pela instituição.

O ex-deputado ainda aproveitou a oportunidade para, junto com Bobô, entregar ao Secretário, Josias Gomes, e ao Superintendente de Gestão da Saúde, José Rodrigues, a carta de intenção do ex-deputado Paulo Braga de doação do terreno para a construção do novo hospital.

O Prefeito Edivaldo Martins Correia ressaltou que a parceria entre os municípios será o diferencial para a melhoria da saúde da microrregião. “Se nos unirmos em prol do bem comum, da saúde dos mais de 300 mil habitantes do nosso Piemonte Norte, poderemos oferecer um serviço de saúde com mais qualidade e dignidade. Mesmo Senhor do Bonfim sendo o município mais expoente entre os nove, sozinho não conseguirá resolver nada”, destaca.