12 de março de 2015

Rui Costa quer início das obras do Canal do São Francisco ainda este ano

O governador Rui Costa quer começar ainda este ano as obras de construção do “Canal do Sertão”, que fará a transposição de águas do Rio São Francisco para o Norte do estado, incluindo a região de Senhor do Bonfim. O assunto foi discutido esta semana em reunião, em Brasília, com o secretário-executivo do Ministério da Integração, Carlos Vieira. O projeto está em fase de conclusão.

No encontro, o governador buscou informações sobre as ações restantes para viabilizar o início do projeto, que está entre as prioridades do governo, segundo afirmação do próprio Rui Costa. Para discutir a demanda apresentada, também foi realizada uma segunda reunião técnica no Ministério. 
A obra é de responsabilidade da Codevasf, cujo presidente, Elmo Vaz, esteve em Senhor do Bonfim em 2013 apresentando o projeto.

O canal passará pelos territórios do Piemonte Norte do Itapicuru, Piemonte da Diamantina e Sisal, contemplando cerca de 30 municípios. No total, terá cerca de 350 quilômetros e vai interligar o “Velho Chico” com as bacias dos rios Itapicuru e Jacuípe, além de contemplar os rios Salitre, Tourão/Poções, Tatauí e Vaza-Barris, levando água para abastecimento humano e irrigação em diversos municípios. A estimativa é que sejam investidos cerca de R$4 bilhões.