24 de fevereiro de 2015

Matrícula na rede estadual de ensino começa nesta terça-feira

A matrícula dos estudantes na rede estadual tem início nesta terça-feira (24) e prossegue até o dia 3 de março, em todas as 1.369 escolas dos 417 municípios baianos. Ela pode ser feita em qualquer escola, de maneira simples e ágil, e independente de qual unidade o aluno vai estudar. O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, ressalta a importância do envolvimento das famílias nesse processo e convoca “todos os pais, mães e responsáveis para que não deixem seus filhos fora da escola, e para que possam fazer a matrícula e acompanhar a vida escolar destas crianças e jovens durante o ano letivo”.

Para realizar a matrícula, é preciso apresentar como documentos o original do histórico escolar, original e cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. É preciso ficar atento também ao calendário de matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2015, que começa no dia 9 de março.



Pela internet

A matrícula pode ser feita também pela internet, por meio do Portal da Educação para os estudantes que já estão conectados com o Sistema de Gestão Escolar (SGE) da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, com frequência regular até o final de 2014. Também podem se matricular, via internet, os alunos da rede estadual que não renovaram a matrícula ou que pretendem se transferir para outra unidade escolar da rede.

Para efetivar a matrícula pela internet, o estudante deverá utilizar o código contido na carta de renovação ou carta informativa disponibilizada pela escola e, posteriormente, confirmar sua matrícula na unidade escolar para a qual foi matriculado, por meio da entrega da documentação, obedecendo ao prazo estabelecido pelo comprovante de matrícula. Alunos e pais podem acompanhar a divulgação sobre matrícula no Portal da Educação e no Facebook - Todos pela Escola.


Calendário 

Dia 24 de fevereiro – Transferência para estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola

Dias 25 e 26 de fevereiro - Matrícula para estudantes das redes municipais, concluintes do 5º ou 9º anos do ensino fundamental, quando a escola não oferece a série seguinte 

Dia 27 de fevereiro – Matrícula para estudantes novos do ensino fundamental e Proeja fundamental

Dias 2 e 3 de março – Matrícula para estudantes novos do ensino médio e técnico nível médio