4 de novembro de 2014

Governo lança campanha de prevenção contra dengue e chikungunya

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou a Campanha Nacional de Prevenção contra o vírus da dengue e também contra a febre chikungunya. O dia D de mobilização nacional acontece em 6 de dezembro, com reforço do dia 7 de fevereiro de 2015. Serão divulgadas orientações à população sobre como evitar a proliferação dos mosquitos causadores das doenças e alertas sobre a gravidade das enfermidades. 

“A campanha adota um tom que busca mostrar que a responsabilidade não é só da prefeitura, é compartilhada com sociedade. É uma responsabilidade de todos. Para intensificar a prevenção, vamos fazer o dia D em fevereiro, época mais quente e mais chuvosa, pra que tenhamos mais resultados no enfrentamento dessas doenças”, afirmou o ministro da Saúde. Arthur Chioro lembra que o modo de prevenção e transmissão dos vírus da dengue e chikungunya são iguais, portanto, os cuidados devem ser os mesmos.

Chikungunya

Até outubro de 2014, foram registrados 824 casos de chikungunya no Brasil, sendo 39 importados. São 330 casos em Oiapoque, 371 em Feira de Santana, 82 em Riachão do Jacuípe, 1 em Matozinho e 1 em Campo Grande. O Lira também mostra que 47 países apresentam hoje casos de chikungunya.