23 de outubro de 2014

Dilma abre vantagem e tem 54%; Aécio soma 46%, segundo Ibope

Nova pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (23) mostra a presidenta Dilma Rousseff (PT) liderando sozinha a corrida presidencial. Ela aparece com 54% dos votos válidos, contra 46% do seu adversário, o candidato Aécio Neves (PSDB). Em votos totais, Dilma chegou a 49% contra 41% do tucano. Há 3% de indecisos e 7% de eleitores que pretendem anular ou votar em branco.

Em comparação à pesquisa anterior do Ibope, divulgada na quarta-feira da semana passada, Dilma cresceu seis pontos nos votos totais (43% para 49%), enquanto Aécio perdeu quatro pontos (45% para 41%). A diferença de dois pontos veio dos indecisos, que eram 5% e agora são 3%. Não mudou a taxa de brancos e nulos.
Aumentou a rejeição a Aécio, de 35% para 42% do eleitorado. Já Dilma manteve 36% de eleitores que dizem que não votariam na petista de jeito nenhum. Na resposta espontânea de intenção de voto, na qual o eleitor diz em quem vai votar sem ver a cartela circular com os nomes dos candidatos, Dilma tem 47% e Aécio, 39% - além de 7% de brancos/nulos e 6% de indecisos.


DATAFOLHA

O Datafolha também aponta a liderança isolada de Dilma. Ela tem 53%, contra 47% de Aécio. Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, Dilma tem 48% e Aécio 42%.