7 de julho de 2014

Cancelamento automático de telefone, TV e internet começa a valer amanhã

A partir desta terça-feira (8) os consumidores poderão cancelar assinaturas de TV, telefone e internet sem precisar ligar para a central de atendimento – ou, pelo menos, sem precisar convencer um atendente. As operadoras desses serviços deverão oferecer a possibilidade de cancelamento automático em seus sites e, nas centrais de atendimento telefônico, por meio de uma opção que precise apenas ser digitada.

Caso o consumidor prefira falar com um atendente, esse terá de cancelar o serviço no momento do pedido.De acordo com as novas regras, divulgadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em fevereiro, o contrato deverá ser rescindido em no máximo dois dias úteis.

Também na terça-feira (8) começam a valer outras cinco regras estabelecidas pela agência reguladora para esses serviços. Veja quais são elas:

  • Operadora deve entrar em contato com o consumidor se ligação cair
  • Operadora deve resolver problema com a conta em até 30 dias
  • Crédito de celular pré-pago tem validade mínima de 30 dias
  • Promoção vale para todos, inclusive assinantes
  • Operadora deve explicar melhor os contratos
  • Fim da cobrança antecipada
(IG)