5 de julho de 2014

Brasileiro parabeniza o município de Antônio Gonçalves pelos 52 anos

O deputado Carlos Brasileiro parabenizou o município de Antônio Gonçalves, que está completando 52 anos de emancipação política. Ele destacou o crescimento local e o trabalho desenvolvido pela prefeita Irene Vieira, sobretudo na área social. Hoje, com mais de 11 mil habitantes, Antônio Gonçalves tem como principais atividades econômicas a pecuária e a agricultura.

A história desta terra se iniciou quando a região era primitivamente habitada pelos índios Paiaiá, tendo a colonização iniciada com a chegada de famílias que constituíram a Fazenda Pau Ferro, formando mais tarde o povoado com o mesmo nome. Em 1916, com a construção da estrada de ferro ligando Senhor do Bonfim a Pindobaçu, foi alterado o curso de crescimento de Pau-Ferro, deslocando o povoado bem como de outros lugares para perto da estação ferroviária, quando passou a ser denominado de Itinga, que na língua indígena significa "água branca", nome do rio de águas transparentes existentes no território.

Em 30 de dezembro de 1953, através da Lei Estadual nº 628, o povoado foi elevado à categoria de Distrito, criado com a denominação de Itinga da Serra, subordinado ao Município de Campo Formoso. Com o crescimento da localidade, foi elevado à categoria de município, em 05 de julho de 1962, com a denominação de Antônio Gonçalves, em homenagem ao médico que militou e trabalhou muitos anos na região.