16 de junho de 2014

Turistas dos quatro cantos do mundo invadem Salvador na Copa

Turistas holandeses e espanhóis no Pelourinho
Salvador é a terceira capital que receberá mais turistas durante a Copa do Mundo de 2014, perdendo apenas para o Rio de Janeiro e São Paulo. O turista internacional que chega a Salvador para ver os jogos não vem apenas pela competição. Ele também vem para visitar o Pelourinho, dar um mergulho no Porto da Barra, comer um acarajé na Cira e, por que não, dar um passeio pelo Litoral Norte e outras cidades próximas à capital. O resultado é que a média de permanência do turista na cidade é de uma a três semanas, segundo um estudo da empresa espanhola Foward Data, em parceria com a Pires Associados do Brasil. 


Fan Fest na Barra
Gente dos quatro cantos do mundo circula por Salvador, sobretudo na área do Farol da Barra, onde acontece a Fan Fest, e também no Pelourinho. Nos shoppings, as línguas das diversas nacionalidades se misturam. A festa está grande na capital baiana, um congraçamento de nações de todos os continentes.

Não é só  Salvador que tem boas projeções para a Copa do Mundo, segundo a pesquisa do Foward Data. A tendência se repete nas dez capitais que abrigarão os jogos do torneio. Em todo o Brasil, o número de turistas que fizeram reservas durante o mundial será cinco vezes maior do que no mesmo período do ano passado. Entre os países campeões estão os Estados Unidos, a Alemanha e a Inglaterra. Os países cujos times participam da Copa são os principais emissores de turistas para o Brasil, o que indica uma tendência de os turistas seguirem suas seleções. Os números também indicam que a cerimônia de abertura (12 de junho) será o ponto forte.