28 de novembro de 2013

Recadastramento Biométrico ultrapassa a marca de 10 mil eleitores


O recadastramento Biométrico dos eleitores de Bonfim e Andorinha, que teve inicio no dia 24 de outubro, atingiu a marca de 10.400 recadastrados. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Senhor do Bonfim, Airton Leonor, o balanço é satisfatório. O recadastramento, que acontece no Colégio Estadual, se estenderá ate o dia 20 de dezembro, respeitando a ordem alfabética estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE.


Segundo Airton, o número de atendimentos tem crescido a cada dia chegando a 500 atendimentos com senha e mais de 100 entendimentos na fila preferencial. "Muitas pessoas reclamaram do número de senhas distribuídas no início do processo, mas nós não sabíamos o tempo que gastaríamos com cada eleitor. Porém, após os primeiros dias, os atendentes passaram a desenvolver melhor os atendimentos e o número de atendimentos foi ampliado” afirmou.  

Ainda segundo o chefe do cartório eleitoral, o prazo para o atendimento foi ampliado pelo TSE até o dia 21 de março. Os eleitores devem seguir o cronograma normal por ondem alfabética até 20 de dezembro e após essa data o atendimento independe da letra inicial do nome do eleitor. “Algumas pessoas tem questionado se vai dar tempo de realizar o recadastro de todo mundo. Eu digo que sim. Primeiro porque para realizar o atendimento de maneira mais cômoda e rápida, 19 pessoas estão fazendo o atendimento. Segundo, por que o prazo foi ampliado e ninguém que for ao Colégio Estadual ficará sem realizar o seu recadastramento. Mas, peço à população que respeite o cronograma e compareça ao recadastramento no dia indicado para evitar correria e correr o risco de ter seu titulo bloqueado,” disse. Com a biometria, será mais difícil ainda a fraude nas eleições, já que, além do título, a digital será conferida, para saber se é mesmo o eleitor daquele título que está votando.

Documentação necessária para o recadastramento: 
- RG;
- Carteira Nacional de Habilitação;
- Carteira emitida pelos órgãos controladores do exercício profissional;
- Certificado de quitação do serviço militar;
- Passaporte;
- Certidão de nascimento ou casamento
- Comprovante de residência (Contas de agua, luz ou telefone; IPTU; fatura de cartão; envelope de correspondência; escritura ou contrato de compra e venda de imóvel)


Letra: Período 

A: 24 e 25/10 – 29 a 31/10
B-C-D: 04 a 08/11
E-F: 11 a 14/11
G-H-I: 18 a 20/11
J: 21 e 22/11 – 25 a 27/11
K-L: 28 e 29/11
M: 02 a 06/12
N-O-P-Q-R: 09 a 13/12
S-T-U-V-W-X-Y-Z: 16 a 20/12