22 de novembro de 2013

Governador confirma nome de Bites como novo reitor da Uneb

O Diário Oficial publicou o decreto do Governador Jaques Wagner nomeando o professor José Bites de Carvalho como reitor e Carla Liane como vice da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) a partir do dia 1º de janeiro.O mandato será de quatro anos. Com a publicação, o governador acata decisão do processo eleitoral realizado na instituição.

A chapa formada pelos candidatos a reitor José Bites e a vice-reitor Carla Liane venceu o pleito com 57,86% dos votos apurados. As eleições diretas foram realizadas no último dia 9 por meio de urnas instaladas em todos os 24 campi e outras unidades da UNEB em vários municípios baianos. O colégio eleitoral, composto de estudantes, técnicos e docentes, soma mais de 40 mil eleitores.

“Temos que destacar que precisamos avançar muito ainda. O próprio conselho, na homologação do resultado das eleições, demostra e confirma claramente a necessidade de uma legislação que seja realmente mais consistente e amplie e democratize a participação da comunidade acadêmica”, destacou Bites. Já Carla Liane, vice-reitora eleita, afirmou que a UNEB viveu um momento único durante as eleições. “Penso que a universidade sai fortalecida desse processo, porque reafirmou a democracia que tanto defendemos e que construímos historicamente”, ressaltou Carla.