13 de novembro de 2013

Ford lança mundialmente hoje o novo Ka em Camaçari

O novo Ka será apresentado oficialmente hoje (13) pela Ford, em Camaçari (Ba), com o nome de Ka Concept. A montadora confirma que ele será um modelo global, isto é, será vendido no Brasil e em todo o mundo. O evento contará com as presenças do presidente do conselho de administração da Ford, Willian Ford Jr, bisneto do fundador da fábrica automotiva, Henry Ford; do governador Jaques Wagner e do ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Cerca de 250 jornalistas do Brasil e de outros países estão credenciados para cobrir o lançamento.


O novo Ka é um projeto global, desenvolvido no Brasil para ajudar a expandir as vendas da marca no mercado de compactos pelo mundo. A criação do modelo foi chefiada pelo centro de desenvolvimento da Ford em Camaçari, na Bahia, em conjunto com outros centros globais da marca.

O novo modelo traz detalhes visuais que o aproximam mais dos projetos globais Ford, como a nova grade trapezoidal e as lanternas mais afinaladas. A traseira limpa e com conjunto de luzes mais desenhado, que invade as laterais, também segue o design de projetos mais recentes da empresa, como o New Fiesta e o novo EcoSport. Ainda assim, a marca fez questão de manter algumas características visuais da linha, como o desenho do porta-malas e as curvas arredondadas, já características na história do modelo.

Fábrica

Com um investimento de R$ 400 milhões, a fábrica da Ford na Bahia está sendo ampliada e passará também a produzir motores. As montadoras chinesas JAC Motors e Foton também estão se instalando em Camaçari. Maior fabricante de caminhões do mundo, a Foton vai investir R$ 600 milhões para produzir veículos comerciais leves, como vans e ônibus, evoluindo posteriormente para a fabricação de caminhões.