18 de novembro de 2013

CREAS continua abandonado no Jardim Aeroporto

Construído no ano passado, na gestão do prefeito Paulo Machado, com recursos do governo federal e contrapartida Municipal, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no bairro Jardim Aeroporto, está abandonado. Mesmo pronto, a população não pode utilizar a unidade por falta de equipamentos e manutenção. Atendendo a pedidos de moradores dos bairros Jardim Aeroporto e Santos Dumont, a equipe de reportagem do Bonfim Agora esteve no local e fez a constatação. 

 
Segundo a assessora Chefe da Secretaria Municipal de Assistência Social, Estela Coelho, o CREAS localizado no Jardim Aeroporto não está sendo utilizado pela atual gestão devido a falta de equipamentos, que serão adquiridos através de processo licitatório ainda sem data prevista. “Temos um CREAS funcionando na Rua Dom Pedro Segundo (casa alugada). Esperamos utilizar o novo espaço ainda este ano, mas depende da licitação para aquisição dos equipamentos necessários para o seu funcionamento. A licitação ainda não tem previsão, mas queria deixar claro que o CREAS nunca deixou de funcionar,” afirmou.

O CREAS tem como atribuição ofertar e referenciar serviços especializados de caráter continuado para famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, conforme dispõe a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Também cuida do planejamento, monitoramento e avaliação das ações, a organização e execução direta do trabalho social no âmbito dos serviços especializados ofertados na área de assistência social.