24 de outubro de 2013

IF Baiano em Bonfim oferece 275 vagas para quatro cursos

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está com inscrições abertas, até o dia 24 de novembro, com oferta de 275 vagas no Campus de Senhor do Bonfim. Os egressos do ensino fundamental poderão fazer o ensino médio com técnico em curso integrado na área de Agropecuária (140 vagas). Já os egressos do ensino médio poderão fazer cursos subsequentes nas áreas de Alimentos (60 vagas), Agrimensura (35 vagas) e Manutenção e Suporte em Informática (40 vagas).

O curso da modalidade integrada será em turno integral (manhã e tarde) com oferta para o primeiro semestre. Na modalidade integrada, além da formação básica de ensino médio, eles debaterão, em Agropecuária, durante o curso: fases dos projetos agropecuários; propriedades rurais; programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial; produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial; levantamentos topográficos rurais.

Já, nos cursos subsequentes de Alimentos (ofertado nos turnos da manhã e da tarde), serão abordadas questões como: processamento e conservação de matérias-primas; planejamento, coordenação e controle de atividades do setor; desenvolvimento de novos produtos e processos.Em Agrimensura (ofertado no turno da manhã), levantamentos e implantações topográficas e geodésicas; técnicas de mensuração e automatização; interpretação de fotografias aéreas ou imagens de satélites; mapas georreferenciados; planejamento de loteamentos, desmembramentos e obras de engenharia e locação. Em Manutenção e Suporte em Informática (ofertado no turno da manhã), manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática; arquiteturas de rede e análise de meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação;configuração e desinstalação de programas básicos, utilitários e aplicativos; realização de procedimentos de backup e recuperação de dados.

Para ingressar em um dos cursos, os candidatos inscritos na modalidade integrada farão provas objetivas de múltipla escolha nas áreas de Linguagens (Língua Portuguesa e Redação), Ciências Naturais, Geografia, História e Matemática; já, na modalidade subsequente, Linguagens (Língua Portuguesa e Redação), Ciências Humanas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia), Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Matemática, no dia 8 de dezembro, domingo, às 13h na cidade do campus onde pretende estudar.Resultado final da seleção será divulgado a partir do dia 16 de janeirono site do IF Baiano.