16 de outubro de 2013

Figura folclórica, Seu Penca despede-se da Prefeitura


Seguindo a determinação de cortes no quadro funcional, visando conter gastos, a prefeitura de Bonfim exonerou no ultimo dia 11 de outubro Aurelino Alves de Almeida, mais conhecido como Seu Penca. Figura folclórica, carismática e histórica do município, ele iniciou seu trabalho no governo municipal na gestão ex-prefeito Miguel Abrão Fahiel Filho (1975-1978). Foi mantido pelo sucessor Antônio Carvalho, como fiscal geral do prédio, até sua aposentadoria no Governo de Jonas Costa.


Seu Penca voltou à Prefeitura, sendo nomeado pelo atual prefeito Dr. Correia como assistente da secretaria de Administração e Planejamento. Mas o retorno durou apenas nove meses. Recebeu de maneira melancólica a notícia do seu desligamento do quadro de servidores do município.

Seu Penca costumava se apresentar em dias especiais, como Sete de Setembro, vestindo a sua já tradicional Batina, na qual exibia um enorme crucifixo. Outra vestimenta bastante conhecida pela população bonfinense é a farda do Exército enviada pelo seu Genro (Dalmir Rubens Pereira), 1º Tenente do Exército, e autorizado pela Junta Militar da Região. Ele ganhou o apelido de Seu Penca dos colegas de trabalho, devido à penca de chaves que trazia das portas da Prefeitura, pois exerceu a função de chaveiro durante 15 anos.