14 de outubro de 2013

Ex-funcionária abre loja de cosméticos em Jacobina

Após a formalização como Microempreendedora Individual (MEI), Márcia de Almeida Santos inaugurou a Linda Cosméticos e Variedades, comércio de beleza e perfumaria, em uma das ruas mais movimentadas do centro de Jacobina. A empresária relembra a trajetória de 15 anos trabalhando como comerciária, desempenhando funções como atendimento ao público e suporte financeiro e administrativo, além das capacitações que participava. 

“O Sebrae foi fundamental nesse aprendizado, já que participei de diversos cursos de gerenciamento, atendimento, controle de estoque e gestão de vendas oferecidos pela instituição”, diz Márcia. Empreendedora nata, ela aliava o trabalho no comércio aos estudos e às vendas de cosméticos, bolsas e roupas. A clientela, composta de familiares, amigos, colegas de trabalho e de curso, torciam para que ela montasse o próprio negócio. “Esse era um vínculo que não queria perder, me fazia ficar mais perto do meu objetivo de abrir a minha empresa”, explica.

Quando estava em fase de conclusão do curso de Contabilidade, pretendeu focar na área de serviço, mas, graças a um estudo de mercado, baseado nos ensinamentos do Sebrae, percebeu que o mercado local estava saturado. O estudo levou a empresária para o ramo da beleza. “Além do enorme público feminino, os homens estão se preocupando mais com a beleza. Também vemos o aquecimento gerado pelo novo público que é o de criança e adolescentes”, avalia.

A Linda Cosméticos e Variedades também presta serviços de fotocópias e encadernação, e, como garante a empresária, “um serviço leva a outro. Às vezes, a pessoa vem tirar uma cópia e acaba levando um cosmético”. O próximo passo da MEI é o investimento em acessórios para salão de beleza.