6 de setembro de 2013

Projeto da Adutora do São Francisco foi apresentado em Bonfim

 O diretor Técnico da Embasa, César Silva Ramos; o superintendente de Projetos, Arnor Fernandes, e o Coordenador de Abastecimento de Água da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Anésio Fernandes Miranda, fizeram ontem (05), em Bonfim, a apresentação do anteprojeto da Adutora do São Francisco. Na audiência, realizada pelo deputado Carlos Brasileiro, eles explicaram o traçado da adutora, apontaram as estações elevatórias e explicaram as etapas do empreendimento hídrico, que deve representar investimento da ordem de R$ 480 milhões.


O público lotou o Auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no bairro Jardim Aeroporto. Entre os presentes estavam prefeitos e vereadores da região, além de representantes de órgãos e entidades, lideranças e a população em geral.


O diretor Técnico da Embasa, César Silva Ramos, explicou que, na primeira etapa, a adutora chegará até Senhor do Bonfim, beneficiando ainda os municípios de Jaguarari, Andorinha e comunidades de Uauá e Juazeiro, interligando à adutora de Ponto Novo, que em trajeto contrário levará água para Filadélfia, Ponto Novo e Itiúba. Também está prevista uma outra conexão que contemplará Campo Formoso e Antônio Gonçalves. Em uma segunda etapa, seguirá até Pedras Altas, interligando ao sistema da Região do Sisal. Na terceira etapa, fará a interligação com o sistema entre Pindobaçu e Jacobina, beneficiando ainda Saúde, Caem e Caldeirão Grande. Ao todo, 28 municípios serão contemplados.


Vinícius Araújo, Arnor Fernandes, César Ramos, Anésio e Brasileiro
O superintendente de Projetos, Arnor Fernandes, explicou que será implantada uma estação de tratamento de água, do tipo convencional completa, com capacidade para tratar uma vazão de 400 l/s, para atender aos sistemas de Senhor do Bonfim, Andorinha e Jaguarari. Ela será localizada entre Jaguarari e Senhor do Bonfim, a cerca de 15 km da sede de Bonfim. A água será captada próximo a Juazeiro.

"Esta adutora é o resultado de uma luta histórica. Começou em 1994, quando iniciamos a reivindicação pela garantia da água em nossa região. Concretizada, esta obra vai possibilitar uma grande mudança na economia de dezenas de municípios do semiárido e também mudar a vida de milhares de famílias da nossa região", destacou Brasileiro, lembrando que o empreendimento vai garantir segurança hídrica a uma região que sofre com estiagens e que demanda mais desenvolvimento.

Entre os presentes a audiência publica também estavam Eliezer Costa – Prefeito de Quixabeira, Marlos André – Prefeito de Pindobaçu, Renato Almeida – vice-prefeito de Senhor do Bonfim, Silvano Santos – Prefeito de Itiúba, Robson Rodrigues – representando o município de Uauá, Jurandi de Jesus – Representando Antônio Gonçalves, Antonio Nascimento – Prefeito de Jaguarari, Gildo Mota – Prefeito de Serrolândia, Artur Paiva – vice-Prefeito de Ponto Novo, Nei Rios – representando o município de Capim Grosso, Domingo Cunha – Representando o município de Capela do Alto, Reis Silva – representando o município de Filadélfia, Elmo Nascimento – Prefeito de Campo Formoso, José Ranulfo – Presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Senhor do Bonfim, Paulo Braga – ex-deputado estadual e pecuarista, Cecília Petrina – ex-prefeita de Itiúba, Vinícius Araújo – Gerente da unidade da Embasa em Senhor do Bonfim, Jorge Silva – Derba, Hermogenes Almeida – Presidente do PT local, José Gonçalves – Presidente da Aclasb, Dom Francisco Canindé Palhano - Bispo da Diocese, Josemar Santana – Presidente do Democratas de Senhor do Bonfim, Ivo Santiago – Representando o Sindicato dos Produtores Rurais de Senhor do Bonfim, Yon Fontes – Coordenador do Território Piemonte Norte do Itapicuru, Amanda dos Santos – Pastoral da Terra, Josias da Silva – vice-presidente do Sindemina de Jaguarari, Rita de Cássia – Movimento dos Pequenos agricultores da Bahia, Gilvan Pereira – Cerb, o Sr. Airton – Derba, Vereadores bonfinenses: Biro-biro, Bel, Rê, Ivan Barbosa e Jorginho Silva. Cada município presente a audiência trouxe em sua comitiva vereadores e representantes de movimentos.