30 de setembro de 2013

Posto de saúde de Igara fechado devido possível infestação de barbeiro

Na manha desta segunda-feira (30), os pacientes que procuraram atendimento no Posto de Saúde da Família (PSF) do distrito de Igara se depararam com a unidade fechada. Apenas uma placa informava que os atendimentos estavam suspensos por que o local seria dedetizado. De acordo com o vigia de plantão, estaria havendo uma infestação de barbeiros, mosquito causador da doença de Chagas.



O senhor Arlindo Nascimento, morador da zona rural, reclamou pela não divulgação do fechamento do PSF. "Eu venho de minha casa, que é numa roça um pouco afastada de Igara, me consultar e chego aqui e o vigia me fala que o posto tá fechado por que tá cheio de barbeiro e o posto vai ser dedetizado. Eu escuto rádio e não vi nenhum anúncio que o posto ia tá fechado.Espero que na próxima vez que ele forem fechar o posto eles avisem pra gente”, citou o agricultor.

O secretário municipal de Saúde, Washington Sobreira, afirmou inicialmente que desconhecia o fechamento do posto. Após consultar seus assessores, confirmou que a solicitação partiu da coordenadora do PSF, que, pensando na segurança dos pacientes, notificou na sexta-feira (27) passada a Vigilância Epidemiológica. Ele confirmou que a dedetização será realizada para livrar a unidade e as imediações de abelha e de "possíveis barbeiros", uma vez que foram encontrados insetos que se assemelhavam ao inseto transmissor da Doença de Chagas.