14 de setembro de 2013

Plenária discutiu ações do governo estadual no território

Aconteceu durante esta última sexta-feira, 13, no auditório Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, a Plenária dos II Diálogos Territoriais no Território Piemonte Norte do Itapicuru. O evento, organizado pela Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), tem como objetivo apresentar à sociedade a plataforma de ação do governo, a partir do que já foi executado, o que está sendo realizado e as ações previstas na Lei Orçamentária Anual - LOA 2013 e nos dois últimos anos do Plano Participativo Anual – PPA (2014/2015). A palestra foi ministrada por Tiago Xavier – Gestor Governamental do Estado, que representou o Secretário de Planejamento Dr. Sergio Gabrielli.
Essa plenária acontecerá nos 27 Territórios de Identidade do estado até novembro deste ano. Os Diálogos Territoriais são espaços para o governo apresentar suas realizações nos territórios de identidade e discutir com a sociedade sobre as grandes temáticas do território, seus grandes desafios e oportunidades, alem de ponderar se as políticas publicas estão na direção certa, de acordo com a realidade territorial, analisar o nível de realização do PPA e o atendimento de demandas populares. O primeiro Diálogos Territoriais aconteceu no ano de 2010. 

Segundo Tiago Xavier o governo do estado vem implementado uma forma de governar participativa através de discussões com a sociedade. “Tivemos o PPA participativo em 2011 aqui no território, assim como nos demais 26 territórios, onde a população fez as suas proposições nas mais diversas áreas como: saúde, educação, saneamento básico, meio ambiente, indústria e nas áreas onde a população achou que o governo poderia estar investindo e melhorando. Essas propostas foram avaliadas pelas secretarias e pelo governo como um todo. Muitas dessas reivindicações foram inseridas no PPA do estado 2012/2015. Então a função dos Diálogos Territoriais é trazer um retorno a sociedade do que o governo vem fazendo nas diversas áreas do território.” Falou Tiago Xavier.

O evento contou com a presença de prefeitos e representantes dos municípios, vereadores como: Ivan Barbosa e Rê, associações e representantes dos municípios do território: Filadélfia, Ponto Novo, Jaguarari, Antonio Gonçalves, Pindobaçu, Andorinha, Caldeirão Grande, Campo Formoso e Senhor do Bonfim. Entre entidades participantes estavam: Sintraf, TCE, Cooperativa CredNorte, CredBahia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Direc 28, Ebal, Ebda, Sedur, MPE, Escritório Regional do Deputado Estadual Carlos Brasileiro. Fazem parte do Território Piemonte Norte do Itapicuru os municípios de Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo e Bonfim.