4 de setembro de 2013

Comissão de Inquérito vai apurar licitação do lixo em Bonfim

A Câmara Municipal de Senhor do Bonfim deverá abrir uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar supostas irregularidades apontadas pela oposição no contrato da empresa SEDIC com a gestão municipal, para coleta de lixo do município. O valor do serviço pago pela Prefeitura foi elevado, segundo os vereadores oposicionistas, de cerca de R$100 mil para R$316 mil mensais.

O vereador Helson de Carvalho, líder da bancada do governo municipal, disse que a gestão do prefeito Correia não tinha nada a esconder, e pediu aos vereadores da base que votassem a favor do  requerimento da oposição que pede informações sobre a licitação do  lixo. Em seguida, o vereador Rê do Sindicato se pronunciou e se comprometeu a assinar o pedido da formação da CEI. Com ele, são obtidos os cinco votos necessários para a criação da CEI.

“Esse requerimento apresentado nesta noite pela bancada de oposição é de suma importância, pois com certeza vai  mostrar aquilo que a sociedade busca que é esse valor alto, que de um momento pro outro chega a quase o triplo do valor pago pela coleta do lixo. Coloco de maneira bem clara ao vereador Ivan Barbosa que diz que  apenas quatro vereadores da bancada assinaram o requerimento. Quero colocar de maneira bem especial, não estou representando governo e não estou representando oposição, eu me coloco nesta casa como um vereador independente, votando naquilo que o meu povo a qual devo dar resposta aqui nesta casa. Então hoje eu coloco diante da platéia e dos demais vereadores que vou assinar o requerimento para a implantação da CEI para que saia a verdadeira resposta sobre a SEDIC e o governo”, afirmou Rê.

O requerimento da oposição, de autoria dos vereadores Ivan Barbosa, Jorge Souza e Silva, Gilberto Pires e João Carlos Bernardes, pede cópia da Planilha de Serviços e Custos da SEDIC.  A empresa é responsável pela limpeza de vias públicas compreendendo: varrição, coleta, podagem e transporte de resíduos sólidos comerciais, domiciliares e hospitalares, capina, raspagem, pintura de meio fio e conservação nos bairros periféricos,nos distritos e povoados da zona rural do município de Senhor do Bonfim. Deverão ser entregues a planilhas referente aos meses de Janeiro a Julho de 2013.

Voto aberto - A Câmara de Bonfim também aprovou projeto, de autoria do vereador Laércio Muniz, que estabelecer o voto aberto, terminando com o voto secreto dos parlamentares. Será efetuada emenda à Lei Orgânica de Nº 001/2013, alterando os arts. 22,26-A,32 e 47 da Lei Orgânica Municipal.