26 de setembro de 2013

Com greve dos bancários, bonfinenses buscam lotéricas e auto-atendimento

Os funcionários de agências bancárias em Bonfim e região seguem a paralisação dos bancários em todo o país. Sem atendimento interno, os bonfinenses tentam realizar suas transações bancárias e pagamentos nas lotéricas e no auto-atendimento das agências. Há ainda a opção da internet e do bank fone.


Nos bancos Bradesco, Banco do Brasil e Itaú, o atendimento é realizado apenas nos terminais de auto-atendimento. Na Caixa Econômica, além do auto-atendimento, os clientes podem procurar as lotéricas e os postos de atendimento espalhados pelo município. Neles, os clientes podem até efetuar empréstimos, saques e obter saldos, além de pagamentos de contas. No Banco do Nordeste, a situação é um pouco mais complicada, uma vez que nem o auto-atendimento está disponível aos clientes. Apenas os aposentados estão sendo atendidos no dia referente ao saque de seus benefícios.


Caixas eletrônicos
  • Pagamento de contas (não vencidas); agendamento de pagamentos e DOC; pagamento de cartão de crédito.
  • Saques / retirada de folha de cheque; depósitos em dinheiro ou cheque; consulta e retirada de saldo/extrato; transferências; saques de benefícios sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, FGTS, etc).
  • Bloqueio de cartão; empréstimo pessoal (CDC); resgate de investimento e solicitação de débito automático.
Lotéricas
  • Água; luz; telefone – com ou sem fatura; tributos municipais e estaduais; boletos de bancos; carnês; INSS / GPS; FGTS-GRF / GRRF / GRDE (com código de barras) e Contribuição sindical (em dinheiro).
  • Bolsa família; INSS; FGTS; Seguro desemprego; PIS; com cartão magnético – limitado à R$ 1000,00 ou três transações diárias.
  • Em conta corrente ou em conta poupança. Operação limitada à R$ 1000,00 ou em até três transações por dia.
  • Consulta de saldos e extratos de contas correntes e poupanças; entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.
Banco pela internet
  • Saldo; extrato; lançamentos futuros; extrato de compras com cartões de débito; informe de rendimentos; investimento; poupança; aplicações e transações agendadas.
  • Débito Direto Autorizado (DDA); agendamento de pagamento de contas (água, luz, telefone e gás); bloqueto de cobrança; DARF / DARF Simples; DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional; GFIP – FGTS; GPS – INSS; IPVA; DPVAT; IPTU/ISS; GRCS; ISS; licenciamento de veículos; e recarga de celular.
  • Entre outros bancos; TED e DOC eletrônico.
  • Solicitação e desbloqueio de talão de cheques; solicitação, consulta e cancelamento de débito automático; empréstimos e outros.
Banco pelo telefone
  • Pagamento de boleto a vencer da mesma instituição e de outras, pagamento de conta de consumo (água, luz, telefone, gás) e pagamento de imposto e taxas.
  • Consulta de saldo, fatura do cartão de crédito, entre outros.