17 de setembro de 2013

Brasileiro discute liberação de água do Açude de Quicé no DNOCS

O deputado estadual Carlos Brasileiro (PT) esteve com o coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Josafá Marinho de Aguiar. Eles discutiram sobre a realização de serviços de reparo no sistema de comportas, para que seja reestabelecida a liberação de água para o leito do rio Itapicuru-Mirim. 

Brasileiro citou a importância da liberação de água do açude para atendimento das comunidades e residências ao longo do leito do rio, sobretudo para demanda animal. “O açude está cheio, mas a água não está sendo liberada em função deste problema no sistema de comportas. Estamos buscando uma solução rápida, para que a situação seja normalizada”, afirmou Brasileiro.


Os recursos para os reparos já estão garantidos. O DNOCS deverá licitar a obra ou estabelecer um Termo de Cooperação Técnica com alguma associação local para que sejam realizados os reparos no sistema, com a contratação de mergulhadores e engenheiros capacitados. “A segunda opção deverá ser mais rápida para conclusão dos serviços”, informou.