22 de agosto de 2013

Rádio Comunitária entra no ar no próximo mês em Bonfim

Autorizada através da Portaria nº 1.237, de 30 de novembro de 2010, mas somente este ano aprovada pelo Congresso Nacional, a concessão da nova rádio comunitária de Senhor do Bonfim foi liberada. Chamada de Rádio Princesa FM, com frequência em 105,9, a emissora entra no ar oficialmente no dia 07 de setembro.


A rádio é uma concessão dada à Associação Comunitária e de Comunicação de Tijuaçú e Quebra Facão. Como o raio de frequência deve atender a comunidade que solicitou seu funcionamento, a emissora funcionará entre Tijuaçú e a sede de Bonfim. Por isso, foi escolhida a comunidade de Passagem Velha para seu funcionamento.

Por ser uma rádio comunitária, a emissora tem regras diferentes das rádios oficiais. Trata-se de radiodifusão em frequência modulada (FM), mas de baixa potência (25 Watts). A emissora deve dar condições à comunidade atendida (Tijuaçu) de ter um canal de comunicação inteiramente dedicado a ela, abrindo oportunidade para divulgação de suas idéias, manifestações culturais, tradições e hábitos sociais.

A rádio comunitária não pode inserir propaganda comercial, a não ser sob a forma de apoio cultural, de estabelecimentos localizados na sua área de cobertura. Pelas novas regras do Ministério das Comunicações, há possibilidade de programas da emissora serem apoiados financeiramente por entidades privadas e entidades públicas e a área de abrangência da rádio comunitária, antes limitada a um quilômetros, pode exceder o limite, dependendo das características geográficas do local.

Segundo informações divulgadas pelo radialista Walterley Kuhin, ele comandará o jornal do meio dia da emissora, entre 12h e 14. A programação também incluirá esporte e entretenimento.