2 de agosto de 2013

Cadastro Positivo entra em vigor e facilita concessão de crédito

O Cadastro Positivo começou a funcionar. Nele, as instituições podem incluir informações sobre clientes adimplentes para consultas por outras instituições e lojas, que podem facilitar ou não o crédito aos clientes com histórico de "bom pagador". O Cadastro é um banco de dados com informações financeiras dos consumidores. 

A cada abertura de crédito ou compromisso com um banco, é necessária a autorização expressa do consumidor para a abertura de cadastro. Uma vez aberto, novas anotações podem ser feitas sem solicitação, bastando apenas que o consumidor seja avisado.

O mesmo vale para serviços continuados, como a inclusão de informações sobre o pagamento em dia de contas de água, energia ou telefone, que exige autorização do consumidor uma única vez. As instituições financeiras terão até este 1º de agosto para ajustarem seus sistemas operacionais e possibilitar o encaminhamento de informações sobre bons pagadores no Cadastro Positivo, conforme determina a Resolução nº 4.172, de 20 de dezembro de 2012.