25 de julho de 2013

Começa hoje Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural em Bonfim

A II Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidária (CTDRSS) tem início hoje e segue até amanhã, no auditório da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), em Bonfim . O evento contará com a participação de representantes dos nove municípios que compõem o Território Piemonte Norte do Itapicurú.


A conferência, que tem como temática “Por um Brasil Rural com gente do jeito que a gente quer”, foi proposto pelo Ministério do Desenvolvimento Agrícola (MDA), em parceria com o Governo do Estado da Bahia, e está sendo realizado, na região, por uma Comissão Organizadora Territorial (COT). A comissão é composta por entidades públicas e privadas, tais como a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), Sindicato dos Agricultores Familiares, Colegiado do Território Piemonte Norte do Itapicurú, dentre outras.

“Este evento representa um momento importante para os agricultores familiares do território, pois permite a discussão sobre as políticas públicas que devem ser direcionadas a este público, levando em consideração suas reais necessidades. Nesse contexto, a EBDA é a responsável pela organização da conferência, porque detém o conhecimento das carências vividas pelo agricultor familiar, em todo o Estado”, afirmou Ailton Almeida, gerente regional da EBDA, em Senhor do Bonfim.

A programação para os dois dias do encontro propõe debates, palestras e plenárias que direcionam o participante para um mergulho na realidade dos agricultores familiares e produtores rurais da região, fomentando o debate da temática do desenvolvimento rural sustentável. A CTDRSS, nesta conferência, busca, em sua essência, o planejamento das políticas públicas direcionadas ao público rural.