7 de maio de 2013

Dilma anuncia Afif como ministro da Micro e Pequena Empresa

A presidente Dilma Rousseff anunciou que o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), será o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, criada recentemente. A posse está marcada para a próxima quinta-feira, às 10h. Afif será o primeiro ministro filiado ao PSD a integrar o governo federal.


"Afif tem tido papel relevante em todos os processos que, nos últimos anos, resultaram no estímulo e na valorização das micro e pequenas empresas no país", diz nota assinada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

A nova secretaria terá status de ministério. Segundo prevê a lei que a criou, a pasta formulará políticas de apoio a microempresas e empresas de pequeno porte e de artesanato. Cuidará, por exemplo, de promover a qualificação, aumentar a competitividade e incentivar as exportações de bens e serviços. Atualmente, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior é quem cuida da área de micro e pequenas empresas no governo. 


Microcrédito - A presidente Dilma Rousseff também anunciou a redução da taxa de juros do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, chamado Crescer, que passará de 8% para 5%. O Crescer tem o objetivo de fornecer crédito a juros mais baixos a microempreendedores individuais e microempresas. Podem participar do programa pessoas físicas e jurídicas empreendedoras de atividades produtivas de pequeno porte, com renda bruta anual de até R$ 120 mil