29 de abril de 2013

TV São Francisco implantará sinal de TV Digital em Bonfim

A TV São Francisco, afiliada da Rede Bahia/Rede Globo, vai oferecer sinal de tv digital em Senhor do Bonfim. O Gerente Executivo da emissora, Hilquias Barros, esteve com prefeito Edivaldo Correia em busca de apoio do governo municipal, para obter uma nova área para a torre de transmissão. A expectativa é que, ainda este ano, tv digital já esteja funcionando no município.

Com o novo sistema, a emissora passa a oferecer sinal de alta qualidade de imagem e som. Há ainda a possibilidade de assisitir à programação em dispositivos móveis e portáteis, como celulares com TV digital, mini-TVs, notebooks, entre outros. Em geral, o sinal digital nunca chega com falhas. Não é preciso pagar qualquer mensalidade. A Tv digital é gratuita é transmitida na TV aberta. É preciso, no entanto, ter um televisor digital ou instalar um conversor no equipamento.

No futuro, com a TV digital, será possível, por exemplo, buscar um resumo do capítulo de uma novela ou responder a perguntas sobre os personagens e a trama para testar os seus conhecimentos. Também é possível consultar informações estatísticas (número de faltas, tempo de posse da bola etc.) durante um jogo de futebol, verificar as últimas notícias, indicadores econômicos e a previsão do tempo. Empresas também poderão oferecer serviços aos telespectadores, como realização de operações bancárias pela TV e acesso a informações do cliente. Também será possível participar em tempo real de votações em reality shows ou até mesmo compras de produtos e serviços utilizando o controle remoto.

A nova torre será instalada na mesma área, próxima à atual. Também será instalado um gerador para garantir que o sinal da TV São Francisco não fique “offline”  por ocasiões de falta de energia.