9 de abril de 2013

Bonfim entre os selecionados para receber "Pluviômetro Automático"

Senhor do Bonfim está entre os 13 primeiros municípios baianos selecionados pelo Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério de Ciência e Tecnologia, para fazer parte do projeto ‘Pluviômetros Automáticos’. A ação será coordenada pela Defesa Civil do Estado (Cordec). O objetivo é ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais (tempestades ou secas) e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.

O projeto consiste na instalação de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, garantindo ainda mais detalhamento e eficiência quanto à previsões de estiagens ou mesmo de chuvas intensas. Para tanto, é necessário o estabelecimento de parcerias com a Defesa Civil dos municípios, formando uma importante rede nacional de colaboração, em conjunto com órgãos governamentais. Os municípios baianos que foram selecionados até o momento, além de Bonfim são Camacan, Candeias, Lauro de Freitas, Nova Viçosa, Salvador, Santa Cruz de Cabrália, Maragogipe, Itabuna, Itagimirim, Itapetinga, Itororó e Vitória da Conquista.

O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos que serão instalados pelo Cemaden enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar. Os municípios fornecerão o local para a instalação do equipamento, além de permitir acesso aos profissionais de manutenção, zelar pela conservação do aparelho e comunicar eventuais problemas.