28 de março de 2013

Enfermeiros do Município reclamam de cortes nos salários

Os enfermeiros de Senhor do Bonfim que atuam para o Município reclamam que, desde janeiro, seus salários foram reduzidos. Segundo alguns profissionais, que procuraram o Bonfim Agora e preferiram não se identificar, o corte ocorreu sobre o adicional de remuneração ou incentivo do Programa Saúde na Família (PSF). Eles explicaram, no entanto, que não se trata de gratificação e sim de complementação de carga horária, além de padronização com o valor dos profissionais contratados.

O secretário de Saúde, Washington Sobreira, teria se reunido com uma comissão formada por cinco servidores no último dia 13 de março. Mediante comprovação através de extrato financeiro dos servidores, ficou claro que a remuneração dos enfermeiros vem sendo paga há quase 10 anos. Após a comprovação, o secretário teria concordado, segundo os profissionais, com o retorno do salário integral, incluindo o pagamento dos valores retroativos que foram descontados.

Esta semana, no entanto, ao receberem os contracheques, os servidores foram mais uma vez surpreendidos com a manutenção do desconto e o não pagamento do retroativo. Além disso, após o referido acordo, teriam ocorrido novas contratações de enfermeiros. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) contaria hoje com 32 profissionais de enfermagem contratados, com remuneração em média de R$3.500.