19 de março de 2013

Edital modificado do concurso da Polícia Civil será publicado hoje

Nesta terça-feira, está sendo publicado no Diário Oficial (DO) o novo edital do concurso público da Polícia Civil do Estado da Bahia, com as alterações referentes aos exames médicos exigidos e no cronograma de execução do certame. O concurso terá suas inscrições reabertas por mais 12 dias, entre 20 e 31 de março, e a data da aplicação da prova objetiva também será alterada, sendo prevista para o dia 28 de abril. Já a data de resultado final do concurso está mantida.A seleção foi lançada para o preenchimento de 600 vagas (100 para delegado, 100 para escrivão e 400 para investigador). Além do Diário Oficial, o novo edital estará disponível para consulta também nos sites do Cespe/UNB e no Portal do Servidor.
Na última quinta-feira (14), o governador Jaques Wagner determinou que um ponto polêmico de um edital para o concurso fosse removido. No edital, havia um item que dispensa o exame ginecológico para as mulheres com hímen integro. Ou seja, a candidata que não fizesse os três exames clínicos solicitados pelo concurso teria que comprovar que é virgem.
Com a repercussão negativa da exigência, Wagner ordenou a suspensão e se manifestou em seu twitter. "Sobre o concurso da Polícia Civil, determinei a imediata suspensão dos itens que possam causar constrangimento ou discriminação às mulheres", escreveu o governador.