15 de março de 2013

Barragem do Aipim está com apenas 12% da capacidade, diz gerente da Embasa

O gerente Regional da Embasa, Vinicius Araújo, informou, durante sessão especial realizada na noite de ontem (14), na Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, que a Barragem do Aipim está com apenas 12% de sua capacidade. Já o nível de acumulação de água na do Rio da Prata também está muito baixo, chegando a um percentual de 6%. Além de representantes da Embasa, a discussão também contou com a presença de técnicos da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB).

Araújo enfatizou sobre a necessidade do abastecimento através de carros pipa em algumas áreas do município desfavoráveis em termo de manobras. Segundo ele, 25% do sistema de abastecimento, envolvendo zona rural e sede, estão sendo abastecidos por 21 carros pipas. “No período em que houver este tipo de abastecimento, as faturas serão suspensas nas residências que receberem este tipo de serviço”, informou. Ele disse ainda que a Embasa está muito atenta em relação à questão da qualidade da água e que, quanto às denúncias recebidas, a empresa tomou todas as providências. Alguns carros pipa, inclusive, foram afastados, por não oferecem reservatórios em condições apropriadas.
Vinícius Araújo afirmou que a obra da Adutora de Ponto Novo tem investimento da ordem de R$53 milhões, e deve ficar pronta no próximo mês. Ele informou ainda que a Embasa já contratou uma empresa para a realização dos estudos para implantação da Adutora do São Francisco, que devem ficar prontos até setembro deste ano.